Comix4AI

Erasmus+

Em curso

Ongoing

EN V Co-funded by_POS

Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Education and Culture Executive Agency (EACEA). Neither the European Union nor EACEA can be held responsible for them

🇵🇹

A SPEL – Sociedade Promotora de Estabelecimentos de Ensino Lda, é parceira no projeto “Comix4AI: Aprender Inteligência Artificial através de banda desenhada”, que decorrerá entre 2023 e 2025 e conta com parceiros de Chipre, França, Grécia e Portugal. 

 

Objetivos do projeto:

  • Contribuir para o desenvolvimento da literacia em Inteligência Artificial (IA) no ensino secundário através de métodos de ensino e aprendizagem não formais.
  • Facilitar e alargar os conhecimentos e competências dos professores do ensino secundário sobre a IA e a sua interseção com as disciplinas STEM (disciplinas das áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) através da criação de banda desenhada digital como abordagem de aprendizagem ativa.
  • Aumentar a criatividade, a motivação, o interesse e o empenho dos alunos e contribuir para melhores resultados de aprendizagem nas disciplinas STEM.
  • Identificar oportunidades curriculares, a fim de fornecer aos educadores bandas desenhadas digitais prontas a serem integradas nas suas disciplinas, juntamente com fichas de trabalho eletrónicas para orientação da sua utilização na sala de aula.
  • Introduzir novos conceitos e promove a aprendizagem baseada em problemas em relação a tópicos encontrados nos currículos escolares de Ciências da Computação, Engenharia, Física e Química, apresentando problemas do mundo real e aplicações de IA e Machine Learning (ML ou automatização), como a previsão de propriedades moleculares e possibilidades de automação.
  • Garantir um maior interesse, motivação e empenhamento nas STEM e na IA como forma de promover percursos profissionais relevantes para os estudantes.
  • Aumentar as oportunidades de implementação da banda desenhada digital como uma ferramenta de ensino e aprendizagem não formal que pode ser utilizada para a aprendizagem formativa e a avaliação dos resultados de aprendizagem dos alunos.
  • Promover a aprendizagem ativa e gamificação recorrendo a banda desenhada digital interativa e, por sua vez,  motivar os alunos a serem agentes ativos de enredos de histórias que tratam da resolução de problemas com base em conceitos de IA e ML sob a forma de minijogos. 
  • Incentivar os alunos a desenvolver competências de literacia em IA e pensamento crítico e computacional, bem como a seguir percursos profissionais relacionados.

Resultados Finais:

  • Módulo de banda desenhada sobre Inteligência Artificial & Automatização 
  • Repositório de planos de aula com banda desenhada sobre Inteligência Artifical e Automatização: tiras de banda desenhada digital e fichas de trabalho eletrónicas
  • Banda desenhada digital interativa
  • RDIUP (França)
  • SPEL – Sociedade Promotora de Estabelecimentos de Ensino, LDA. (Portugal)
  • C.I.P. – Citizens in Power (Chipre)
  • 5th High School of Agrinio (Grécia)
  • The Grammar School Nicosia (Chipre)

Para mais informações contacte

spelprojectmanagement@gmail.com

🇬🇧

SPEL – Sociedade Promotora de Estabelecimentos de Ensino Lda is a partner in the “Comix4AI: Learning Artificial Intelligence through Comics”, which will take place between 2023 and 2026. The project has partners from Cyprus, France, Greece and Portugal.

 

Project objectives:

  • To contribute to the development of Artificial Intelligence (AI) literacy in secondary education through non-formal teaching and learning methods.
  • To facilitate and broaden secondary school teachers’ knowledge and skills about AI and its intersection with STEM subjects (Science, Technology, Engineering and Mathematics) through the creation of digital comics as an active learning approach.
  • To increase students’ creativity, motivation, interest and commitment and contribute to better learning results in STEM subjects.
  • To identify curricular opportunities in order to provide educators with digital comics ready to be integrated into their subjects, along with electronic worksheets to guide their use in the classroom.
  • To introduce new concepts and promote problem-based learning concerning topics found in Computer Science, Engineering, Physics and Chemistry curricula, presenting real-world problems and applications of AI and Machine Learning (ML), such as the prediction of molecular properties and automation possibilities.
  • To ensure greater interest, motivation and commitment to STEM and AI as a way of promoting relevant career paths for students.
  • To increase the opportunities for implementing digital comics as a non-formal teaching and learning tool that can be used for formative learning and the assessment of students’ learning outcomes.
  • To promote active learning and gamification using interactive digital comics and, in turn, motivate students to be active agents in story plots that deal with problem-solving based on AI and ML concepts in the form of mini-games. 
  • To encourage students to develop AI literacy skills and critical and computational thinking, as well as to follow related career paths.

Final Results:

  • The AI & ML Comics Module
  • The AI & ML Comics Lesson Kit: Digital Comic Strips and E-Worksheets
  • Interactive Digital Comics

 

  • RDIUP (França)
  • SPEL – Sociedade Promotora de Estabelecimentos de Ensino, LDA. (Portugal)
  • C.I.P. – Citizens in Power (Chipre)
  • 5th High School of Agrinio (Grécia)
  • The Grammar School Nicosia (Cyprus)

For further information please contact

spelprojectmanagement@gmail.com