A escola está empenhada em utilizar a gamificação como estratégia de aprendizagem.
É neste âmbito que surgem os Escape Rooms, salas (de aula) fechadas de onde os alunos precisam de se escapar, decifrando mensagens e enigmas sobre os assuntos estudados. Esta estratégia não só acrescenta uma vertente lúdica ao processo de ensino-aprendizagem, como estimula a criatividade, o pensamento “fora da caixa”, o trabalho em equipa e a motivação.
A flexibilidade que os Escape Rooms permitem são a sua grande vantagem e fator de atração para miúdos e graúdos: podem ser usados em qualquer disciplina e são sempre surpreendentes, ao utilizarem a dinâmica colaboração-competição de forma a criar impactos positivos nos estudantes. Mais, podem ser os próprios alunos os autores das suas histórias de escape!
Além de a escola participar em dois projetos Erasmus+ sobre esta ferramenta que surgiu muito recentemente em Portugal, as capacidades técnicas dos nossos alunos revelam-se importantes, nomeadamente na construção dos cenários, e permitem à escola avançar por este caminho: o da aprendizagem divertida e com significado!