A nossa

MISSÃO

A ESPE tem como visão organizar a formação tendo como referencial os projetos mais avançados e mais consistentes que se desenvolvem nos países da União Europeia e da OCDE.

Além da consecução das finalidades educativas definidas pela legislação e pela política governativa, a missão da ESPE é, no respeito pela sua matriz fundadora e pelo seu longo e profícuo percurso histórico, contribuir para o desenvolvimento da qualidade educativa e formativa e para o reforço da eficácia da resposta aos desafios do futuro, numa perspetiva da formação para a obtenção das melhores competências profissionais e de cidadania de forma a proporcionar aos seus alunos a boa inserção no mundo do trabalho e/ou prosseguimento de estudos, em estreita articulação com o tecido económico, social e cultural.

Uma Escola com

Missão

Valores

Futuro!

No âmbito pedagógico, a ESPE adota os seguintes princípios educativos gerais e valores orientadores das suas práticas:

1.

O desenvolvimento do gosto por aprender e da cultura do trabalho assente na motivação sistemática e na participação responsável dos agentes da comunidade educativa nas atividades da Escola.

4.

O fomento de uma consciência ambiental e de sustentabilidade que permita conhecer e enfrentar os desafios globais da sociedade, da tecnologia e do Planeta.

7.

O desenvolvimento da formação integral do aluno, no respeito pela individualidade pessoal e cultural sob o lema: “ALUNOS – IMPORTAM TODOS E CADA UM”.

2.

A construção de uma escola plural, com percursos educativos e formativos diversificados e flexíveis, com respostas qualificadas aos desafios da inclusão, da igualdade de género, da igualdade de oportunidades e da procura da excelência com vista à realização pessoal e profissional dos alunos e das necessidades da comunidade.

5.

A construção de um espírito livre, criativo, crítico e de cidadania e participação ativa.

3.

Antecipação do modelo de escola do futuro com novas tecnologias, novos equipamentos e novas pedagogias.

6.

A adequação das práticas pedagógicas e didáticas às áreas de competências inscritas no documento “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, com vista à apropriação efetiva das aprendizagens.