The Virtual Museum of STEM.

Erasmus+

Em curso

Ongoing

🇵🇹

A CEPROF – Centros Escolares de Ensino Profissional Lda – é parceira no Projeto “The Virtual Museum of STEM”, que decorre entre 2021-2023 e terá parceiros de França, Chipre, Bélgica e Croácia.

 

Objetivo do projeto:

Os parceiros do projeto desejam criar o primeiro museu virtual europeu para a educação nas áreas científicas, a nível secundário, que incluirá as necessidades dos estudantes com distúrbios de aprendizagem. A lógica é oferecer uma experiência que seja imersiva, interativa e
envolvente. Tal como num museu real, os estudantes poderão entrar e ver o que desejam, e passar o tempo que quiserem a explorar as noções e elementos apresentados. Para garantir a sua utilidade para a educação escolar, virá com material de apoio, para ajudar os professores a tirar o máximo partido das ferramentas fornecidas, e orientação, para ligar o que foi apresentado no museu com os programas de STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática).

 

Resultados finais:

Através deste projeto, são esperados os seguintes resultados:

  • Métodos de ensino inovadores e competências digitais, para os educadores das áreas científicas;
  • Maior acesso a recursos pedagógicos gamificados/interativos, para a educação nas áreas científicas, nas escolas secundárias;
  • Melhor oferta da experiência de ensino à distância, para professores e estudantes;
  • Melhoria do desempenho nas áreas científicas, entre os estudantes;
  • Maior acesso a métodos, ferramentas e ambientes de aprendizagem inovadores, para alunos com perturbações de aprendizagem e comportamento (distúrbios de aprendizagem vários, défice de atenção, hiperatividade, etc);
  • Aumento da atratividade das disciplinas e carreiras das áreas científicas, para raparigas e grupos marginalizados, que, muitas vezes, são menos atraídos ou orientados para estas competências e disciplinas;
  • Aumento do envolvimento e do empenho dos estudantes, no seu processo de aprendizagem (aprender a adquirir competências).

VM-STEM

Título

The Virtual Museum of STEM

Programa

Erasmus +

Ação-chave

KA226 – Partnerships for Digital Education Readiness

Estado

A decorrer

Data de início

01-04-2021

Data de fim

31-03-2023

Website

  • YuzuPulse, France (applicant organization);
  • C.I.P. CITIZENS IN POWER, Cyprus;
  • CEPROF – CENTROS ESCOLARES DE ENSINO PROFISSIONAL LDA, Portugal;
  • SCS LogoPsyCom, Belgium; 
  • Srednja skola Ivanec, Croatia.

Para mais informações contacte

ceprofprojectmanagement@gmail.com

🇬🇧

CEPROF – Centros Escolares de Ensino Profissional Lda – is partner in the “The Virtual Museum of STEM” Project, occurring during 2021-2023  and will have partners from France, Cyprus, Belgium and Croatia.

 

Project objective:

The project partners wish to create the first European virtual museum for STEM education, at secondary level, that will include the needs of students with learning disorders. The rationale is to offer an experience that is immersive, interactive and engaging. As in a real museum, the students will be able to go and see what they wish, and to spend as much time exploring the notions and elements presented. To make sure it is useful for school education, it will come with supporting material, to help teachers make the most of the tools provided, and guidance to link what it presented in the museum with the STEM programs.

 

Final results:

Through this project and its outputs, the following results are expected:

  • Innovative teaching methods and digital skills for STEM educators;
  • Increased access to gamified/interactive pedagogical resources for STEM education in secondary schools;
  • Improvement of the distance teaching offer and experience, for teachers and students;
  • Improvement of performance in STEM among students;
  • Increased access to innovative learning methods, tools and environments, for learners with learning and behaviour disorders (Dyslexia, Dysgraphia, Dyscalculia, ADHD, etc);
  • Increased appeal of STEM subjects and careers, for girls and marginalised groups, who are, often, less attracted by or directed towards these skills and subjects;
  • Increased involvement and agency of students, in their learning process (learning to learn competence).

VM-STEM

Title

The Virtual Museum of STEM

Programme

Erasmus +

Key Action

KA226 – Partnerships for Digital Education Readiness

Status

Ongoing

Start Date

01-04-2021

End Date

31-03-2023

Website

  • YuzuPulse, France (applicant organization);
  • C.I.P. CITIZENS IN POWER, Cyprus;
  • CEPROF – CENTROS ESCOLARES DE ENSINO PROFISSIONAL LDA, Portugal;
  • SCS LogoPsyCom, Belgium; 
  • Srednja skola Ivanec, Croatia.

For further information please contact

ceprofprojectmanagement@gmail.com